quinta-feira, 1 de abril de 2010

Filmes para checar

Distrito 9
Melhor filme de 2009? Muitos dizem que sim. A premissa já é inusitada, afinal, quando que uma nave alienígena pousaria em Joanesburgo, e não nos EUA? Mas logicamente, os caras têm que se meter, ao entrar na nave aparentemente inofensiva, descobrindo uma colônia de ETs a beira da morte. Bonzinhos, descem os bichos e montam uma espécie de bairro especialmente para eles, alimentando-os. Eventualmente a coisa sai de controle, os aliens mostram-se sociáveis, mas nem tanto, e - parece brincadeira -, o lugar vira uma favela.
Um dos seres humanos mais estúpidos e irritantes do mundo, o protagonista (!), que trabalha lado a lado com o governo, descobre acidentalmente o segredo para a tecnologia alien, ao mesmo tempo que parece estar se transformando em um. Tio Sam coloca o mundo contra ele, o que o faz procurar abrigo justamente na "favela", enquanto tenta reverter sua transformação, totalmente sozinho.
Poderia ser uma babaquice, mas com o roteiro certo, o diretor (novato) certo e uma mãozinha de Peter Jackson como produtor, sai um filme que não faria feio com a estampa "Vencedor do Oscar de Melhor Filme" na capa. Atuações fortes, roteiro brilhante e efeitos incríveis, ainda mais tendo em vista o orçamento pequeno (75 milhões) para os padrões atuais. Deixa Avatar do chinelo.


Sempre ao seu lado
Eu não chorei com Titanic. Emocionado, fiquei, mas não chorei. Nem com Diário de uma Paixão, nem com qualquer outro drama que tenha visto. Este sempre ao seu lado, que me parecia uma tentativa de lucrar em cima do recente Marley e Eu, não era o tipo de filme que deveria me fazer chorar. Uma hora e meia depois, não eu, mas toda minha família teve de ir ao banheiro lavar o rosto - pois a alma já estava lavada. Não sei se preciso dizer mais. Para complementar, basta saber que um professor de faculdade encontra um cachorro Akita numa estação ao voltar do serviço, acabando por adotá-lo, descobrindo uma nova e forte amizade. Clichê? Eu também achava. Pois veja com uma toalha do lado, os lenços não dão conta.


Código de Conduta

Homem tem sua mulher e filha assassinadas por assaltante, mas por acordo judicial com seu advogado, ele pega uma pena leve e será solto em pouco tempo. O tal advogado sobe na vida, num intervalo de dez anos, que é quando o viúvo (Gerard Butler) volta para sua vingança. O problema é que ele se deixa capturar e de alguma forma, continua se vingando, complicando o pobre do advogado e mais um monte de gente. Direto de sua sala na cadeia. Ao mesmo tempo que é um ótimo suspense, é uma crítica a negociações com criminosos e o excesso de luxo ofericido na cadeia (numa chantagem, ele consegue até um aparelho de som). Poderia ter uma conclusão melhor, mas ainda assim, um dos melhores thrillers da prateleira. Destaque para o sempre competente Gerard Butler (P.S. Eu te amo).

2 comentários:

  1. Difícil um filme ser muito bom hoje. Mas o Distrito 9 é totalmente inovador. Os outros eu ainda não assisti, mas não deve ser nada diferente do que eu já vi em filmes anteriores.

    ResponderExcluir
  2. Olha só mais dicas de filmes pra eu baixar \o/
    aospakspoask'

    ResponderExcluir