domingo, 31 de janeiro de 2010

Um milhão de blogs depois...


Desde o quê, uns 12 anos, venho criando e deletando blogs.
Talvez eu tivesse algum prazer doentio em fazer tudo bonitinho para depois deletar. Ok, na verdade, comecei quando nem sabia o que queria da vida ainda - mal sabia escrever para falar a verdade.
Demorei e demorei, exclui daqui, exclui dali, até que finalmente o "Origem da Simetria" sobreviveu. Criei esse ano, motivado pelo blog de uma amiga, Dani (http://unbrokenheart-mythings.blogspot.com/ - sim, sou marketeiro de primeira). Fui linkado para lá por outra pessoa, mais especificamente, para um conto que estava lá. Eu li, me impressionei, e alguma faísca de infância acendeu em mim - aquela coisa ali, toda personalizada, até com premiações, mas o melhor de tudo, seguidores, pessoas que liam com interesse aquilo que eu escreveria... tive um flashback de quando vi Tarzan pela primeira vez, e queria escalar a árvore do quintal a qualquer custo.

Uns cinco minutos depois, nasceu Origem da Simetria.

Além de que, com um simples comentário lá, conheci uma das pessoas mais maravilhosas do mundo, que considero demais² - a própria Dani.

Eu pensei então em como eu gosto de ter opinião, de falar o que sinto, de ter um espaço só meu... daí lá vai o Jack, feliz da vida, mudando até a fonte daquelas letras pequenas embaixo do post que ninguém nunca vê.

Começar a organizar um post, da primeira tecla digitada até a imagem ilustrativa que escolho sempre no final, é como... lançar um livro. É um trabalhinho, um pequeno projeto que tem começo, meio e fim. É de ganhar o dia quando clico em "publicar postagem" e vejo o trabalho finalizado, bonitinho lá.

Esse blog para mim é como um diário.
O que eu sinto está aqui, cada poesia ou conto é alguma emoção que já senti ou que estou sentindo. A diferença de um diário é que aqui nada é privado - odeio ter segredos.

A razão de eu digitar meu próprio endereço algumas vezes por semana na barra do Mozila (porque esse programa vagabundo não guarda meu histórico) varia. Às vezes é para desabafar, outras é para celebrar, homenagear, chorar, ou simplesmente para compartilhar alguma experiência bacana (ou não).

Às vezes a tecnologia é menosprezada. Claro que escrever algo com uma caneta no caderno tem sua magia, um toque íntimo único e inimitável, mas é justamente isso que o blog me traz - estar aqui, até mesmo agora nesse post, me abrindo para quem quiser ouvir, tem sua mágica. No caderno, escrevemos com tinta, é algo natural - aqui é com um aparelho cheio de botões chamado teclado, e as letras aparecem do nada na tela, formadas por pixels, vários quadradinhos minúsculos.
No século XVIII, talvez Jane Austen não se agradaria com a ideia de escrever dessa forma. Mas os tempos mudam, e Jane Austen ainda vende muito.



Mesmo que um dia toda essa simetria vá para a lixeira, nunca vou esquecer das emoções que uma simples página da web me proporcionou - né Dani? (risos)

4 comentários:

  1. muuito obrigada pelo comentario no meu blog!:) boa sorte no blogueando,viu? :)

    ResponderExcluir
  2. 2º lugar? Parabéns!
    Boa Sorte nos próximos *-*
    O blog está muito bom o/

    ResponderExcluir
  3. Pois é *----*
    Boa sorte, espero que fique em primeiro com esse texto :D
    Beijos ♥

    ResponderExcluir