segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Globo de Ouro foi... estranho.


Ok, ninguém, nem o próprio James Cameron, esperava que Avatar ganhasse o Globo de Melhor Filme de Drama.
Parece que os votantes quiseram deixar a coisa mais pop, já que sempre reclamamos por exemplo, de Batman - O Cavaleiro das Trevas sequer ter sido indicado, e de outras vezes, quando dramas introspectivos levavam a melhor no lugar de outros filmaços.
Avatar é bacana, divertido, bem dirigido... mas não é metade de um Bastardos Inglórios. Além de que, putz, o Tarantino perder essa é inexplicável. Cameron fez um ótimo trabalho com Avatar, mas Bastardos tem uma direção majestosa, primorosa e impecável. Quanto a melhor roteiro, não vi os outros filmes, mas ainda assim, achava foda Bastardos perder. Pelo menos, Chris Waltz ganhou seu merecido prêmio pelo papel complicado, do poliglota excessivelmente educado caçador de judeus do filme.

A maioria dos prêmios principais trouxeram surpresas. Sabe aquela coisa de pensar "Ah eu queria que 'Se Beber, Não Case' ganhasse, mas nunca ganha, vai ganhar um dos dois filmes da Meryl Streep". Mas não é que ganhou?
"E aqui, pode ganhar qualquer uma, menos a Sandra Bullock. Nem sei o que ela faz aqui nas indicadas." Queimei a língua de novo, ela ganhou (por um bom papel por sinal.)
Robert Downey Jr. levou seu prêmio por Sherlock Holmes, ganhando do sempre favorito Daniel Day-Lewis.
Meryl Streep também ganhou, mas isso não é novidade.

Minha série favorita, Dexter, finalmente levou seu merecido prêmio após uma temporada eletrizante e com um final que me deixou com pesadelos. Além de que, tanto Michael C. Hall quanto John Lithgow levaram prêmios de melhor ator e melhor ator coadjuvante, respectivamente. As premiações para TV foram bem mais equilibradas.

O inglês Ricky Gervais ficou em cargo das piadas, pena que deram pouco espaço pra ele, porque teve momentos impagáveis, como por exemplo quando foi apresentar Mel Gibson e o chamou de bêbado (com um copão de cerveja na mão). O melhor e mais verdadeiro discurso foi de Downey Jr., carismático, espontâneo... ele é o cara s2


Pois é, espero que o Oscar seja mais justo, e que votem nos filmes por qualidade, não por consolo ;)

2 comentários: