quarta-feira, 19 de maio de 2010

Wicca?

Recebi muito essa pergunta ultimamente (risos). As palavras a seguir são de Gwinevere Rain, a autora do livro onde descobri a religião. Antes, uma lista de coisas para quebrar o estereótipo que surge quando a palavra bruxaria é mencionada, também encontrado no site dela. Confiram, é bem interessante.

Checagem de Fatos Wicca
1. Wiccanos acreditam no lema "Não prejudique ninguém".
2. Homens e Mulheres podem ser Wiccanos.
3. Wiccanos não acreditam em Satã ou no Diabo.
4. Não voamos em vassouras, varremos energias negativas com elas!
5. Ofertas são feitas em potes, conchas do mar, poemas, cristais, etc., não com coisas nojentas.
6. Intuição é um grande poder, mas nem todos Wiccanos são psíquicos.

7. Você não precisa nascer em uma família Wiccana para ser Wiccano.

8. Não lançamos maldições ou pragas
(OBS do Jack: elas existem, mas vão contra a regra "Não prejudique ninguém" e implica na ideia de que o que você faz voltará para você).
9. Charmed, Buffy e Sabrina são ótimos shows, mas não retratam a Wicca precisamente.
10. Você não precisa de um "sábio mentor". É possível aprender tudo por conta própria.


Agora o texto:
"Wicca é uma religião. Foi fundada por um homem chamado Gerald Gardner na década de 1950. Desde então Wicca evolui e atingiu um grande número de seguidores. Wiccanos (os praticantes da religião) a personalizam para encaixar em seu estilo de vida. Alguns são solitários, significando que praticam sozinhos - enquanto outros pertencem a um Coven e celebram sua fé em grupo. Apesar da variação na prática, existem ensinamentos centrais. Primeiro, a regra de conduta que diz, "Não prejudique ninguém." Isso significa que Wiccanos evitam conscientemente ferir outros fisicamente, emocionalmente ou atrapalhar em seu livre-arbítrio.

Outro ensinamento central é a Regra dos Três. É uma crença no Karma de que a energia que você manda (positiva ou negativa) você eventualmente recebe de volta três vezes. Isso nos faz tratar os outros como gostaríamos de sermos tratados.

Wiccanos acreditam em uma força superior. No entanto, essa força se divide em duas formas onipresentes, o Deus e a Deusa. São uma parte central da religião. Os honramos através de rituais, preces, e feriados (chamados Sabás). A deusa e o Deus são vistos de forma diferente por cada praticante, assumindo um papel de mãe, pai, irmã, irmão etc. Suas energias são opostas, mas complementares, duas metades de um todo.

No entanto, Wiccanos não vão a igrejas ou templos, muitos têm o que chamamos de "Altar". Essa mesa ou simples área é dedicada a preces, celebração, rituais e magia. Ali podemos encontrar estátuas representando o Deus e/ou a Deusa, velas, um prato de ofertas, incenso, e outras ferramentas úteis.

A natureza tem um caminho importantíssimo nesse caminho, é vista como uma extensão da divindade. Logo, Wiccanos sentem que uma conexão com a natureza é uma conexão com a divindade. Frequentemente tem preocupações com o meio e com a saúde do planeta.

Eu mesma e outros praticantes acreditam que a pessoa deve sentir o caminho/fé/religião que deve seguir sozinho. Então, Wiccanos não pregam ou ensinam "uma verdade absoluta". Com a criação deste site e dos livros coloco a informação lá fora para educar. Se você acha que a Wicca se comunicou com você, existem várias seções para pesquisa aqui. Se acredita que a Wicca não parece certa para você, então bela jornada em seu caminho espiritual."

Um comentário: