domingo, 7 de fevereiro de 2010

O que é a vida sem riscos?


Essa pequena conversa é do filme Antes do Entardecer, um dos meus romances preferidos. Jesse, aqui, deveria ter descido naquela estação e nunca mais ver Celine. Mas parece que ele teve outra ideia.


Jesse: (Volta à mesa com sua jaqueta e mala.) Tudo bem, tive uma idéia completamente insana, mas se eu não te perguntar isso, simplesmente, uh, sabe, ia me atormentar pelo resto da minha vida.

Céline: O quê?

Jesse: Hm... (pausa, e senta) Eu quero continuar conversando com você, sabe. Não tenho ideia da sua situação, mas, uh, mas sinto que temos um tipo de uh, conecção. Certo?

Céline: Yeah, eu também.

Jesse: Yeah, certo, bom, ótimo. (fala muito rápido.) Então escute, o negócio é o seguinte. É isso que devemos fazer. Voce deveria sair comigo aqui em Vienna, e dar uma olhada na cidade.

Céline: (Surpresa com a pergunta, e sorri) O quê?

Jesse: Vamos. Vai ser legal. Vamos.

Céline: O que faríamos?

Jesse: Hmm, eu não sei. Tudo que sei é que tenho que tenho que pegar um avião amanhã de manhã as nove e meia, e não tenho dinheiro o suficiente para um hotel, então só ia caminhar por aí, e seria muito mais divertido se você fosse comigo. E se por acaso eu for algum pervertido, sabe, você pega o próximo trem.

(Céline sorri, ainda incerta.)

Jesse: Tudo bem, tudo bem. Pense dessa forma. Pule para frente, dez, vinte anos, okay, e você é casada. Mas seu casamento não tem a energia que costumava ter, sabe. Você começa a culpar o marido. Começa a pensar em todos os caras que conheçou na sua vida, e no que PODERIA ter acontecido se tivesse escolhido um deles, certo? (Céline ri um pouco.) Bem, eu sou um desses caras. (aponta para si) Sou eu, sabe, então pensa nisso como uma viagem no tempo, de lá, para agora, para descobrir do que está sentindo saudade. Veja, o que isso pode realmente ser é um grande favor a você e a seu futuro marido, para descobrir que não está perdendo nada. Sou tão perdedor quanto ele, totalmente desmotivado, totalmente chato, e, uh, você fez a escolha certa, e é realmente feliz. (aponta para a porta e silaba "vamos".)

Céline: (pensa por alguns segundos.) Vou pegar minha mala.

**



Mais tarde, de noite, Celine fala uma das coisas mais lindas que já vi num filme.

Celine: Acho que, se há algum Deus, ele não está em nenhum de nós. Nem em você, nem em mim… mas nesse espaço entre nós. Se há algum tipo de magia no mundo, ela deve estar na tentativa de entender e compartilhar algo com alguém. Sei que é quase impossível conseguir isso. Mas e daí? A resposta deve estar na tentativa.

2 comentários: