quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Filme - 500 Dias com Ela
O pôster diz tudo. Ele se apaixona, ela não. Oh, céus, quantas vezes estive nessa situação? Bom, que garoto nunca esteve, certo? Pois lhes apresento uma das melhores comédias românticas que já vi, e de longe, a mais adulta.
Tom, que escreve cartões comemorativos e afins, se apaixona pela nova assistente de seu chefe, Summer. Todos os garotos/homens da face da terra vão se ver no lugar dele, naquelas situações de ficar bobo com um sorriso da garota, levar a depressão um simples comentário como "eu tive uma noite boooa (você vai entender quando ver)", ou até, numa cena antológica, a expectativa para os reencontros, uma das piores coisas de estar apaixonado.
O diretor, Marc Webb (que dirigiu o clipe 21 Guns do Green Day), acerta em cheio o tempo todo, equilibrando o humor, seus bons atores, a ótima trilha, além, claro, do desespero do garoto enquanto lembra das situações tragicômicas.
O filme narra os 500 dias que ele passou com ela, desde que a conheceu, até quando a perdeu e sofreu, muito. A narrativa é não-linear, e somos levados aos dias aleatoriamente. À princípio, achei que seria confuso, mas é muito fácil de acompanhar. Na verdade, é um dos grandes charmes do filme, a mudança de dias, ora sutil, ora brusca (a primeira cena com diálogos do filme é quase no dia 300, até que "voltamos" ao dia 1).
A indicação ao Globo de Ouro como comédia é merecida, apesar de que ainda não posso dizer se ganha, pois dos indicados só vi esse e "Se Beber, Não Case", que é muito bom, mas inferior a 500 Dias...
O rapaz, Joseph Gordon-Levitt, indicado a melhor ator no Globo de Ouro, deve perder para Daniel Day-Lewis ou outro, mas sua atuação merece destaque mesmo assim.
Uma comédia romântica diferente de todas as outras, porque, como um narrador avisa logo no começo, "isso é uma história de um garoto que conhece uma garota, mas isso não é uma história de amor".
Impossível segurar o sorriso quando os créditos surgem.
Nota: 4,5/5
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei a sua análise. Fiquei bem curioso em assistí-lo, pois também faz parte do meu estilo. Se blog é muito bom.
ResponderExcluirObrigado pela visita e pelo comentário